Oficina
de Dislexia e Transtornos de Aprendizagem
Práticas
Aplicáveis na Sala de Recursos Multifuncionais
Dicas:
- Iniciar o processo de leitura com textos pequenos, palavras conhecidas e não decodificadoras.
- Utilizar pistas semânticas (figuras), e fonológicas ( ex. CAS... castelo).
- Trabalhar com textos organizados em colunas, facilita (encurta) o movimento para a leitura . Estilo jornal.
- Palavras com sílabas embaralhadas aprimoram a decodificação, faz com que o aluno perceba as partes da palavra, fazendo o fechamento, com o conhecimento prévio.
Previsibilidade:
Antes de ler
- Resenhar;
- resumir;
- listar palavras que se repetem no texto;
- trabalhar com textos interessantes para a faixa etária.
Leitura
Compartilhada:
Professor e aluno
- Escolher uma palavra que se repete e seja divertida, interessante e significativa para o aluno ler, nas pausas da leitura da professora.
Ler
Pulando :
Trabalha a decodificação.
- Exemplo: ler a primeira e a última palavra da linha. Num primeiro momento destacando essas palavras no texto a ser lido.
Ler
Pescando:
- Procurar palavras, determinadas pelo professor, em um texto conhecido, já lido pela criança.
Segmentação:
- Procurar uma palavra no meio de letras soltas.
- Separar palavras emendadas, do mesmo grupo semântico.
Compartilho com vocês algumas dicas que foram dadas numa oficina que fiz no início de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário