sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Oficina de Dislexia e Transtornos de Aprendizagem

Práticas Aplicáveis na Sala de Recursos Multifuncionais


Dicas:

  • Iniciar o processo de leitura com textos pequenos, palavras conhecidas e não decodificadoras.
  • Utilizar pistas semânticas (figuras), e fonológicas ( ex. CAS... castelo).
  • Trabalhar com textos organizados em colunas, facilita (encurta) o movimento para a leitura . Estilo jornal.
  • Palavras com sílabas embaralhadas aprimoram a decodificação, faz com que o aluno perceba as partes da palavra, fazendo o fechamento, com o conhecimento prévio.


Previsibilidade: Antes de ler
  • Resenhar;
  • resumir;
  • listar palavras que se repetem no texto;
  • trabalhar com textos interessantes para a faixa etária.


Leitura Compartilhada: Professor e aluno

  • Escolher uma palavra que se repete e seja divertida, interessante e significativa para o aluno ler, nas pausas da leitura da professora.

Ler Pulando : Trabalha a decodificação.
  • Exemplo: ler a primeira e a última palavra da linha. Num primeiro momento destacando essas palavras no texto a ser lido.

Ler Pescando:

  • Procurar palavras, determinadas pelo professor, em um texto conhecido, já lido pela criança.

Segmentação:

  • Procurar uma palavra no meio de letras soltas.
  • Separar palavras emendadas, do mesmo grupo semântico.

Compartilho com vocês algumas dicas que foram dadas numa oficina que fiz no início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário